Ricardo Noblat: PT está pronto para a prisão de Lula

13/03/2018 10:08
Ricardo Noblat: PT está pronto para a prisão de Lula
Resultado de imagem para ricardo noblat
- Blog do Noblat
 
Fim de jogo
 
Nem a alma mais ingênua da direção do PT duvida mais a essa altura de que Lula será preso tão logo o tribunal de Porto Alegre confirme sua condenação a 12 anos e um mês de cadeia por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Isso poderá acontecer até o fim do mês ou no início de abril.
 
O pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Lula foi negado pelo ministro Edson Fachin e não tem data para ser examinado pelo plenário do Supremo Tribunal Federa. Se fosse examinado ainda a tempo de impedir a prisão, acabaria negado. Como já aconteceu com outro pedido apresentado ao Superior Tribunal de Justiça.
 
Restava a esperança de que o plenário do Supremo rediscutisse o poder conferido à segunda instância da Justiça de mandar prender quem ela condenasse. Não resta mais. A ministra Cármen Lúcia divulgou a pauta de votação do tribunal para o próximo mês e dela ficou de fora justamente o assunto que mais interessava ao PT.
 
A amigos, Lula já informou que se prepara para ser preso. Nas contas de alguns líderes do partido, o ideal seria que ele fosse preso quando estivesse em caravana por Estados do sul do país na companhia de personalidades internacionais, conforme o planejado para acontecer na última semana deste mês. Imaginam que a repercussão seria maior.
 
O que se passará depois disso já está nos planos do PT. Enquanto a defesa de Lula entrará mais uma vez com um pedido de habeas corpus nos tribunais superiores para libertá-lo, a máquina de propaganda do partido funcionará a pleno vapor na exploração do discurso de que ele é um inocente perseguido pela Justiça. Nada de muito original, pois.
 
Funcionará? O que importa para o PT é que funcione pelo menos junto à parcela do eleitorado que hoje se diz disposta a votar em Lula para suceder o presidente Michel Temer. O PT tornou-se a principal vítima da armadilha que ele mesmo montou ao defender Lula como se ele fosse vítima de um golpe e cobrar provas de que seja culpado por crimes.
 
A levar-se em conta o que decidiram até aqui a primeira e a segunda instância, há provas robustas de que ele é culpado, sim. De resto, haverá condenação em outros processos que Lula responde. Fim de jogo.
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!