Satanás. Que imagens essa palavra evoca pra você?

15/11/2018 13:33

Quem fez Satanás?

Satanás . Que imagens essa palavra  evoca para você? Uma criatura do mal com chifres, uma cauda e um tridente? Um garoto bonito em uma capa vermelha, tocando sua campainha no Halloween?

Caricaturas culturais à parte, Satanás é o ser pessoal que os cristãos conhecem como o grande enganador, o arquiinimigo de Deus e seu povo.

As escrituras dizem muito sobre seu caráter e ações - quem ele é e o que ele faz - mas e quanto às suas origens? De onde ele veio? Quem criou o diabo?

Cobra Chatty

A história da Bíblia começa com a criação, com Deus declarando o universo em existência. Os dois primeiros capítulos são uma cena deslumbrante de ordem e plenitude e florescimento. Não é de admirar que o Criador examine tudo o que é feito e o declare “muito bom” ( Gn 1:31 ). 

Então, de repente, uma cobra. Mas esta não é uma cobra comum; este fala. Na verdade, é bem tagarela. Antes de percebermos, a criatura que rasteja iniciou uma conversa com Eva, atraindo-a e a seu marido silencioso - e a você e a mim - para uma revolta contra Deus. Conforme a história se desdobra, fica claro que essa antiga serpente é uma manifestação escamosa do próprio Satanás ( Apoc. 12: 9 ). 

Gênesis do diabo

A Bíblia nunca nos diz explicitamente onde Satanás se originou. Ele presumivelmente veio a existir algum tempo depois da criação do mundo perfeito de Deus ( Gn 1:31 ) antes de sua aparição no Éden ( Gn 3: 1 ). Apesar dessas incógnitas, no entanto, há pelo menos cinco coisas que podemos dizer com certeza. 1

1. Deus o criou.

As escrituras proclamam que todas as coisas foram criadas por Deus e por Deus ( Rm 11:36 ; 1Co 8: 6 ;  Col. 1: 16-17 ). Faz sentido, então, que essa categoria abrangente - "todas as coisas" - inclua até mesmo o Diabo. Afinal, se Deus não estava "atrás" da criação de Satanás, então quem era? Outro ser poderoso? Se assim for, então  esse  ser estaria, pelo menos em uma esfera de existência, no comando. Haveria um reino sobre o qual Deus não estaria no controle total.

2. Deus criou-o bem.

Como a fonte de toda a bondade, beleza e verdade, Deus cria apenas o que é consistente com sua natureza - coisas que são boas, belas e verdadeiras. Cada faceta da criação, seja no céu ou na terra, era originalmente “muito boa”. Como Paulo simplesmente observa, “tudo criado por Deus é bom” ( 1Tm 4: 4 ). Seu caráter é totalmente puro; não há um pingo de escuridão ou engano nele ( 1 João 1: 5 ; Tiago 1:13 ). E Satanás foi criado como um anjo para servir e honrar este grande Deus. 

Obviamente, algo deu errado.

3. Alguns anjos criados se rebelaram contra Deus.

Em duas ocasiões, o Novo Testamento fala de uma época em que os anjos se voltaram contra Deus e caíram em iniqüidade:

Deus não poupou os anjos quando eles pecaram, mas os enviou para o inferno, colocando-os em cadeias de trevas para serem julgados. ( 2 Ped. 2: 4 ) 

Os anjos que não mantiveram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada - eles guardaram nas trevas, presos com correntes eternas para julgamento no grande dia. ( Judas 6 )

Segundo as Escrituras, houve uma vez uma insurreição angélica contra o rei do céu.

4. Satanás tem autoridade no reino dos demônios.

Como o "príncipe dos demônios", parece provável que Satanás tenha lançado e liderado essa revolta celestial ( Mt 12:24 ). Satanás, então, foi o primeiro pecador; de fato, ele “tem pecado desde o princípio” ( 1 João 3: 8 ). 

A posição do diabo como capitão das forças demoníacas é inconfundível. As escrituras referem-se a ele como “o maligno” ( Mateus 13:19 ), “o governante deste mundo” ( João 12:31 ), “o deus desta era” ( 2 Coríntios 4: 4 ), e “ o príncipe do poder do ar ”( Efésios 2: 2 ). Nós o testemunhamos liderando ataques ao povo de Deus ( Jó 1: 6 ; 1Cr 21: 1 ; Zc 3: 1 ), com “poder” ( Atos 26:18 ) para “amarrar” ( Lucas 13:16 ) e “oprimir”. ”( Atos 10:38 ). 

“Os anjos caídos não são tratados como mal pela criação, mas como seguidores de Satanás em seu motim”, explica Michael Horton . "Em certa época, o agente angélico mais glorioso e poderoso, Satanás estava cheio de orgulho e planejou a tentativa de golpe celestial."

5. O mal de Satanás veio de dentro de si mesmo.

Ninguém estava por perto para tentar e atrair Satanás para o pecado; seu mal surgiu de dentro. Não surpreende, portanto, que Jesus o chamasse de "o pai da mentira" e "um assassino desde o princípio" ( João 8:44 ) - linguagem voltando ao início da história.

E quanto a Lúcifer?

Existe uma possível alusão à queda de Satanás do céu no Livro de Isaías. Como o profeta está descrevendo o julgamento de Deus sobre o rei da Babilônia, ele se volta para uma linguagem que parece grandiosa demais para se referir a qualquer mero humano:

Como você caiu do céu,
 
    estrela da manhã, filho da alvorada!

Você foi lançado à terra, 
    você que uma vez derrubou as nações! 
Você disse em seu coração: 
    “Subirei aos céus;

Eu elevarei meu trono
  
    acima das estrelas de Deus;

Sentar-me-ei no monte da assembléia,
 
    nas mais altas alturas do monte Zafon. 
Eu subirei acima do topo das nuvens;

    Farei de mim mesmo como o Altíssimo ”. 
Mas você é levado ao reino dos mortos,
 
    às profundezas do poço. ( Is 14: 12-15 ; cf. Ez 28: 1-19 ) 

A versão King James traduz “estrela da manhã” como “Lúcifer”, um nome que significa “portador de luz”. Embora comum em vernáculo religioso, esse nome não aparece nas traduções mais modernas da Bíblia.

Em suma, embora não seja certo que essa passagem alude ao orgulho de Satanás e à subsequente queda do céu, definitivamente poderia.

Perguntas persistentes

"Há dois erros iguais e opostos nos quais nossa raça pode cair sobre demônios", observou CS Lewis em  The Screwtape Letters . “Um é descrer em sua existência. O outro é acreditar e sentir um interesse excessivo e doentio neles. ”

Estamos nadando no fundo do poço de mistérios, com muitas perguntas não respondidas sobre as quais as Escrituras são simplesmente silenciosas. Como poderia uma criatura moralmente pura se rebelar contra Deus? Por que os outros anjos se juntaram à revolta? Quando tudo isso aconteceu?

Mesmo que os cristãos não saibam todas as respostas, nós conhecemos o Deus que faz. E sabemos que “a razão pela qual o Filho de Deus apareceu foi destruir as obras do diabo” ( 1 João 3: 8 ). 

Se você está seguindo o rei Jesus, tenha coragem. Seu inimigo foi derrotado ( Cl 2: 13-15 ), ele está sendo derrotado ( Ef 6: 10-20 ), e ele será derrotado ( Rom. 16:20 ). Sim, ele “anda por aí como um leão que ruge, em busca de alguém para devorar” ( 1Pe 5: 8 ), mas na morte de Jesus ele foi destroçado e, ao retornar de Jesus, será destruído.

Enquanto isso, sua destruição se estende apenas até onde a mão de Deus permite.

 


1  Esses cinco pontos são derivados do útil livro de Mike McKinley Did Did the Devil Make Me Do It? E outras perguntas sobre Satanás, demônios e espíritos malignos (The Good Book Company, 2013), 12–13 [ excerto ].

Nota dos editores : Uma versão deste artigo apareceu em ExploreGod.com. 

Matt Smethurst  é editor da The Gospel Coalition e autor de  1 a 2 Tessalonicenses: um estudo de 12 semanas  (Crossway, 2017). Ele e sua esposa, Maghan, têm três filhos e moram em Louisville, Kentucky. Eles pertencem à  Igreja Batista da Terceira Avenida , onde Matt serve 

 

Todos os direitos autorais sobre imagem e fotos são de responsabilidade do site: https://www.thegospelcoalition.org/

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!