Sem Lula, mineiros preferem Jair Bolsonaro

27/05/2018 09:17
Sem Lula, mineiros preferem Bolsonaro na Presidência da República
Deputado lidera pesquisa
Amália Goulart - Site do jornal Hoje em Dia 
 
Se as eleições para a Presidência da República fossem hoje, os mineiros escolheriam o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC). É o que diz pesquisa do Instituto Paraná. Conforme o levantamento, Bolsonaro lidera em dois dos três cenários colocados. Só perde quando o nome do ex-presidente Lula (PT) aparece. 
 
Em um primeiro cenário, sem o ex-presidente, o deputado federal tem 25,6% das intenções de voto no Estado. Em segunda colocação está Marina Silva (Rede), com 18,1%. Ela é seguida por Ciro Gomes (PDT), com 10,7%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 7,5%. O senador Álvaro Dias tem 3,8% e o presidente Michel Temer (MDB) aparece com 2,1%. Se o PT decidir lançar o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ele teria 2,1% da preferência do eleitor mineiro. Os demais pré-candidatos pontuaram com menos de 2%. 
Chamou a atenção o número de eleitores que não pretende escolher ninguém: 19,5%. É maior que os 5,5% de indecisos. 
 
Em um cenário com Lula nas urnas, Bolsonaro cai para 23,4% e o percentual daqueles que não pretedem votar em ninguém também é reduzido para 11,7%. Já Lula, alcança 27,8%, liderando o levantamento. Analistas políticos dão como improvável a participação eleitoral do ex-presidente pelo enquadramento na Lei da Ficha Limpa. No cenário com Lula, os demais candidatos seguem no mesmo lugar no ranking, com exceção de Manuela D'Ávila (PCdoB), que perde votos.
 
Quando Lula sai de cena e Temer é trocado pelo ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a performance do pré-candidato do MDB piora. Meirelles consegu 2,2% da preferência do eleitor. 
 
Reprovação
 
Para 82,3% dos mineiros a administração do presidente Temer é reprovada. Apenas 14,8% aprovam a gestão do emedebista. O restante não soube responder.
 
O Instituto Paraná ouviu 1.850 eleitores de 85 municípios de Minas entre os dias 18 e 23 de maio. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09344/2018.
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!