V Congresso Missionário Americano

09/07/2018 08:13
V Congresso Missionário Americano
CAM V Bolívia Congresso Missionário Americano
Tem início nesta segunda-feira (09/07) O CAM V em Santa Cruz de la Sierra. O evento quer “fortalecer a identidade e o compromisso Ad gentes da Igreja nas Américas, para anunciar a alegria do Evangelho a todos os povos.
 
Cidade do Vaticano
 
“As Igrejas particulares das Américas, desde Aparecida, estão comprometidas na missão de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo na complexa realidade social de nosso continente, em resposta aos desafios destes tempos, marcados por profundas mudanças de alcance global, que trazem oportunidades mas também impactos que incidem sobre nossas populações no âmbito cultural e religioso”. É quanto se lê no texto da convocação oficial do V Congresso Missionário Americano (CAM V), que se realiza a partir desta segunda-feira 09, e se conclui no próximo sábado, 14 de julho, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, com o tema “América em missão, o Evangelho é alegria”.
 
Este é décimo Congresso Missionário continental de uma longa série que teve início em 1977 no México, e que se realiza a cada quatro anos. O último Congresso realizou-se em Maracaibo, Venezuela, em 2013.
 
Convocação V CAM
 
Na carta de convocação do Congresso, assinada pelo presidente da Conferência Episcopal Boliviana, Dom Ricardo Centellas, pelo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, Dom Eugenio Scarpellini, pelo bispo encarregado das Missões, Dom Julio Maria Elías e pelo presidente do CAM V, o arcebispo de Santa Cruz, Dom Sergio Gualberti, destaca-se que “a missão hoje tem necessidade de que as nossas comunidades respondam com generosidade, criatividade e ardor ao constante e incansável apelo do Papa Francisco, que nos pede para sermos promotores de um profundo processo de evangelização em nosso continente e no mundo”.
 
Compromisso missionário
 
O objetivo principal do CAM V é “fortalecer a identidade e o compromisso Ad gentes da Igreja nas Américas, para anunciar a alegria do Evangelho a todos os povos, com particular atenção às periferias do mundo de hoje e a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna”.
 
Portanto, recordando o mandato "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo", é claro que a Igreja não poderá negligenciar ser missionária e portanto, com o CAM V, pretende renovar a consciência missionária de todos os batizados”.
 
Enviado do Papa
 
Presente no encontro como enviado do Papa Francisco o cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.
 
Os Congressos Missionários Americanos (CAM) têm suas origens nos Congressos Missionários Latino-Americanos (COMLA), nascidos por inspiração e promoção das Pontifícias Obras Missionárias (POM), organizados em colaboração com as Conferências Episcopais, com as Igrejas particulares e com todos os organismos e as realidades missionárias do continente.
 
O COMLA, por sua vez, foi precedido pelos Congressos Missionários Nacionais do México. Em 1977, este país celebrou o VII Congresso Missionário Nacional na cidade de Torreón. A presença de cardeal Agnelo Rossi, então Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, e das delegações dos vários países da América Latina, conferiram a este Congresso um caráter continental, sendo considerado, portanto, o primeiro COMLA. Dos COMLA e depois dos CAM resultaram importantes decisões para o compromisso missionário Ad Gentes da Igreja Americana.
 
O primeiro Congresso Missionário Latino-americano (COMLA 1 
 
Foi celebrado em Torreón (México) de 20 a 23 de novembro de 1977, com o tema "A salvação universal, compromisso do México". No final dos trabalhos, três resoluções foram tomadas: a fundação de um Centro Latino-americano de animação missionária em Guadalupe; um maior compromisso com o cuidado pastoral das vocações missionárias leigas sem descuidar das pastorais e da vida consagrada; a instituição em todas as dioceses das Pontifícias Obras Missionárias.
 
Segundo Congresso Missionário Latino-Americano (COMLA 2)
 
Realizou-se em Tlaxcala, também no México, de 17 a 22 de maio de 1983, sobre o tema "Junto com Maria, Missionários de Cristo". Neste congresso, foi oficializada a sigla COMLA.
 
Entre as decisões adotadas , o apoio ao serviço missionário dos sacerdotes "Fidei donum": "As Igrejas particulares podem enviar alguns de seus sacerdotes para as Igrejas particulares que tem necessidade, como expressão de comunhão e de participação na evangelização do mundo. Pedimos sinceramente aos nossos sacerdotes que se ofereçam generosamente para trabalhar nas missões e que os bispos promovam e favoreçam este serviço eclesial".
 
"Além disso, os Institutos religiosos nascidos na América Latina, abençoados por numerosas vocações, foram convidados a assumir "algum compromisso nas Missões de outros continentes".
 
Finalmente, foi solicitado o estabelecimento de "um Seminário ou um Instituto para Missões Estrangeiras em nível continental".
 
Terceiro Congresso Missionário Latino-Americano (COMLA 3)
 
Realizou-se na capital colombiana de Bogotá de 5 a 8 de julho de 1987, sobre o tema "América, o teu momento de evangelização chegou".
 
"A América é chamada a ser um continente da esperança missionária. Deve e poderá sê-lo, apesar de sua pobreza, mensageiros que anunciam o Evangelho a todas as nações, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê", exortava o Papa João Paulo II em sua mensagem aos participantes.
 
Das reflexões e dos debates dos participantes e dos trabalhos de grupo, resultou uma série de sugestões e propostas convergentes sobre o compromisso missionário e sobre particulares iniciativas missionárias a serem adotadas, destinadas a todos os componentes da Igreja no continente, em particular para solicitar o compromisso missionário dos leigos.
 
O quarto congresso missionário latino-americano (COMLA 4)
 
Realizou-se em Lima (Peru) de 3 a 9 de fevereiro de 1991, sobre o tema "América Latina, da sua fé envia missionários".
 
Na mensagem final do COMLA 4, intitulado "A fé é fortalecida, doando-a", afirmava-se: "A vitalidade de nossas Igrejas irá crescer na medida em que o envio de missionários para além das próprias fronteiras se integre como uma preocupação constante no planejamento de suas atividades apostólica".
 
O principal fruto deste COMLA foi o aumento da consciência missionária das nações latino-americanas através do envio das primeiras equipes missionárias ad gentes.
 
O quinto congresso missionário latino-americano (COMLA 5)
 
Realizou-se de 18 a 23 de julho de 1995 em Belo Horizonte (Brasil), sobre o tema: "O Evangelho nas Culturas. Caminho de Vida e de Esperança". O Santo Padre João Paulo II em sua mensagem ao COMLA V afirmava: "A missão que Jesus confiou aos seus discípulos e a toda a Igreja, nos apresenta hoje três grandes desafios na América Latina: o encontro do Evangelho com as culturas indígenas, afro-americanas e mestiças, a nova evangelização e a missão ad gentes ... Em resposta a estes desafios, as comunidades eclesiais da América Latina devem perseguir com decisão a opção preferencial pelos pobres e marginalizados".
 
O Cardeal Jozef Tomko, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Legado Pontifício, em sua exortação final reiterou que "para a América Latina, é chegada a hora de levar a fé aos povos que ainda não conhecem Cristo, com coragem e entusiasmo, na certeza absoluta de que a fé é fortalecida quando é dada". "Chegou a hora não por um ato de boa vontade, de generosidade ou em virtude de uma opção preferencial, mas para que a América Latina e o Caribe coloquem-se decididamente em marcha pelo caminho da evangelização ad gentes, e isto representa hoje a principal e mais importante missão atribuída aos sinais dos tempos".
 
Para maiores informações sobre o encontro, entre no site das POM, no link: https://www.pom.org.br/5o-congresso-missionario-americano/
 
(Agência Fides)
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!